Curta e Siga


Musculação para mulheres





Olá, eu sou a Dani Souto. No texto de hoje, falaremos sobre: Musculação para mulheres.


A musculação promove o aumento de massa magra, desencadeando o processo de hipertrofia. Neste sentido, ocorre também um aumento no tamanho do músculo e, consequentemente, aumento das dimensões corporais.

A prática de um exercício regular não está só relacionada à saúde como fator principal. Para determinados grupos, a estética torna-se um ponto crucial e a saúde vem como consequência da boa forma. Um dos padrões de beleza defendido por nossa sociedade é o de corpos modelados por músculos fortes e definidos, fazendo com que cada vez mais mulheres busquem na musculação a sua tão desejável estética.

Nas mulheres, a musculação melhora a harmonia e a simetria dos músculos, contribuindo para o aumento de massa muscular, o aumento da densidade óssea e a redução da gordura corporal. A musculação é reconhecida como uma das atividades mais eficientes para modificar favoravelmente a composição corporal. Deve-se ter a consciência de que a composição corporal muda favoravelmente no sentido da saúde, da aptidão física e da modelagem do corpo.

Os muitos benefícios da musculação estão:

Manutenção e Aumento do Metabolismo - decorrente do aumento de massa muscular, pois a mesma é responsável pela maior parte do metabolismo orgânico.

Diminuição da perda de Massa Muscular - efeito este de grande utilidade principalmente aos idosos, pois no processo de envelhecimento há uma diminuição progressiva da Massa Muscular.

Redução da Gordura Corporal - devido ao aumento do gasto energético e da conseqüente queima de calorias, ocorre uma diminuição das reservas de gordura corporal. A musculação é importante no processo de emagrecimento, porque aumenta o gasto calórico e impede a diminuição do metabolismo basal que costuma ocorrer durante as dietas hipocalóricas. Com um treinamento misto de musculação e corrida de 10 minutos, encontrou acentuada diminuição do percentual de gordura de indivíduos não treinados.


Diminuição das Dores Lombares - com um programa adequado de alongamento e fortalecimento da musculatura lombar ocorre uma significante queda no desconforto lombar.

Minimização da Ansiedade e da depressão - deprimidos podem encontrar melhora na prática de exercícios. Indivíduos com tendência à ansiedade e depressão são beneficiados pela liberação de substâncias calmantes e relaxantes durante os exercícios. As endorfinas, aumentadas no organismo de quem pratica musculação, por exemplo, ajudam muito na diminuição da hiperatividade.

Melhora do sono - quem se exercita dorme com mais facilidade e aproveita melhor o sono, um programa de exercícios comprovadamente melhora a qualidade e duração do sono e ajuda o praticante a adormecer com mais facilidade. O efeito dos exercícios no sono são explicados pelo maior relaxamento muscular e a redução da tensão nervosa decorrentes da atividade física.

No meio estético, conclui-se que a musculação gera dois importantes benefícios: o aumento da massa corporal metabolicamente ativa e a melhoria da autoimagem. Neste ambiente, o principal elemento que deve ser observado com a prática da musculação é a modelagem do corpo, respeitando a individualidade biológica de cada praticante. Com uma imagem corporal mais bem delineada, a praticante sente-se autoconfiante para o estabelecimento de relações interpessoais.

A satisfação do corpo é um dos aspectos mais importantes relacionado à imagem corporal, e é por meio dela, da imagem corporal, que o indivíduo mostra essa satisfação ou insatisfação.

Conheça o Musculação Funcional e Tradicional - Express. É  um método de treinamento para ajudar profissionais a planejarem seus treinos de musculação, entregando mais resultados para seus clientes em mesmos tempo, e com treinos curtos e intensos. Clique aqui e saiba mais!





Dicas para Profissionais:
  • Curso Online de Atividade Física para Gestantes
  • Curso Online de Obesidade e Atividade Física
  • Curso Prescrição do Exercício para Idosos baseado em Evidências Científicas
  • Curso Online Hidroginástica "Consciência e Movimento"

  • Tenha as melhores ofertas do Magazine Luiza: clique aqui!
    Espero que você tenha gostado da abordagem. Segue a gente nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e no Youtube. Entre no grupo do Whatsappe no grupo do Telegram

    Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

    Nenhum comentário