Curta e Siga


Sedentarismo x Postura Corporal





Olá, eu sou a Dani Souto. No texto de hoje, falaremos sobre: Sedentarismo x Postura Corporal.



A boa postura diz respeito ao movimento do corpo de forma harmônica, estando parado ou em movimento. Basicamente, é a posição dele em todas as situações do dia a dia, seja sentado ou fazendo algo.

A postura ideal está relacionada com a capacidade de realizar as atividades de forma eficiente sem gastar uma quantidade alta de energia ou esforço. Seus impactos vão além de melhorar a aparência, pois estão ligados também a qualidade de vida, já que uma boa postura vai afetar diretamente algumas funções do corpo, sejam as articulações, os músculos, a respiração e até a digestão.

Ficar parado e não gastar energia é uma tarefa prazerosa para muitos, pois é um momento de preguiça em que qualquer um fica confortável. Porém, é bem comum nesse caso estar com o corpo todo torto, inclusive deitado, pois são posições que dão alívio, mas o impacto não é nada positivo na saúde.

Outra questão que está relacionada com o crescimento do sedentarismo e logo em seguida com a má postura, são os dispositivos eletrônicos, seja o celular, computador e até videogames. Utilizar alguns desses equipamentos por longos períodos pode ocasionar problemas na coluna pela postura que ficamos diante dos aparelhos.

Se você usa computador por muito tempo já percebeu dor ou algum desconforto enquanto está sentado na cadeira. Não é fácil manter a coluna ereta sem ter algum incômodo, e uma dica é perceber de tempos em tempos como está seu corpo, pois assim você garante que a postura não fique errada o dia todo.

Ter uma boa postura requer esforço e repetição, então, como tudo na vida, é necessário ter vontade e pegar costume com a prática e consciência corporal. A repetição nesse caso é importante, pois caso fique com má postura por muito tempo, esse é o costume que seu corpo vai se adequar como normal, então para mudar é necessário ter um pouco de consciência e criar um novo padrão para ser repetido

Se você é profissional,  o curso Avaliação Postural e Raciocínio Clínico vai te ajudar porque ele te dará o raciocínio clínico para o fechamento de um diagnóstico criterioso e maximizar os resultados de um programa de reabilitação/treinamento por meio de exercícios corretivos específicos.. Clique aqui e saiba mais!





Dicas para Profissionais:
  • Curso Online de Atividade Física para Gestantes
  • Curso Online de Obesidade e Atividade Física
  • Curso Prescrição do Exercício para Idosos baseado em Evidências Científicas
  • Curso Online Hidroginástica "Consciência e Movimento"

  • Tenha as melhores ofertas do Magazine Luiza: clique aqui!
    Espero que você tenha gostado da abordagem. Segue a gente nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e no Youtube. Entre no grupo do Whatsappe no grupo do Telegram

    Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

    Nenhum comentário