Curta e Siga


Treinamento Funcional para Idosos





Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui






Talvez pareça loucura querer introduzir exercícios funcionais para idosos porque ainda existe aquela velha ideia de que o Treinamento Funcional é para atletas que querem melhorar o desempenho. Mas não é. Os exercícios funcionais possuem diversas outras utilidades.

Entre elas está trabalhar com idosos para melhorar sua qualidade de vida e torná-los mais independentes. Através de padrões de movimentos funcionais conseguimos recuperar diversas características importantes e fortalecer as musculaturas. Isso ajudará muito mais tarde quando a pessoa precisar fazer alguma atividade sozinha.

É importante entender que o treinamento funcional pode, não apenas ser adaptado para idosos, como também possui ainda uma série de benefícios que vão ajudar o idoso a conservar ou, quando for o caso, recuperar grande parte de suas capacidades funcionais e melhorar a qualidade de vida. Além disso, o treinamento funcional ajuda a diminuir riscos de acidentes e até a prevenir uma série de doenças, como as doenças reumatológicas, por exemplo.

No treinamento funcional para idosos, os exercícios são propostos de acordo com as limitações físicas de cada paciente, levando em consideração todas as recomendações médicas, de maneira que o aluno se sinta seguro e consiga aproveitar cada uma das atividades. No mais, o treinamento funcional é uma ferramenta saudável, bastante recomendada e considerada essencial para manter a atividade e a saúde em alta na terceira idade.

Os benefícios do treinamento funcional são inúmeros, não apenas para idosos, justamente por proporcionar aos alunos o que chamamos de movimento funcional de qualidade – uma série de movimentos básicos, mas que trabalham partes específicas e importantes do corpo.

São esses movimentos os responsáveis por melhorar, na terceira idade, a habilidade em agachar e levantar, além da estabilidade necessária para se movimentar com segurança no dia a dia.

No caso de alunos que possuam doenças como hérnia ou alguma outra limitação, é possível aliar os exercícios do treinamento funcional aos do tratamento para essas doenças, ajudando na recuperação do idoso. Sempre, é claro, considerando as recomendações médicas.

Se você quer prevenir quedas, lesões e até dores nos alunos dessa faixa etária use e abuse dos exercícios funcionais para idosos.


Movimentos como o agachamento e a prancha fazem maravilhas pelo corpo de pessoas de qualquer idade. Não existem motivos para deixar de fazê-los nas aulas com o público mais velho.

A ideia no treinamento para idosos é fazer com que eles consigam trabalhar as limitações, conservar as capacidades que ainda estão presentes e recuperar outras já perdidas.

Os exercícios para os jovens e para os idosos funcionam como uma espécie de manutenção da saúde e funcionalidade do corpo humano – auxiliando em cada uma das necessidades individuais do indivíduo.

Se você é profissional e procura um bom conteúdo de Pilates e Treinamento Funcional para Idosos, entre no grupo VIP do Whatsapp. Nele, você tem  um desconto especial no Curso Pilates e Funcional para Idosos, além de conteúdos específicos.
Siga o perfil pilatesefuncionalparaidosos no Instagram.




Dicas para Profissionais:
  • Curso Online de Atividade Física para Gestantes
  • Curso Online de Obesidade e Atividade Física
  • Curso Prescrição do Exercício para Idosos baseado em Evidências Científicas
  • Curso Online Hidroginástica "Consciência e Movimento"

  • Tenha as melhores ofertas do Magazine Luiza: clique aqui!
    Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

    Nenhum comentário