quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

4 problemas de saúde que a Atividade Física ajuda a melhorar


>





Você precisa saber que os exercícios físicos se dividem em dois grandes grupos: os aeróbicos, que aumentam a frequência cardíaca e consome oxigênio na geração da energia muscular (caminhada/corrida, natação, ciclismo) e os de resistência, que estimulam o fortalecimento dos músculos (levantamento de peso, treinamento com elásticos e com o próprio peso corporal).

O primeiro ponto com que você deve se preocupar é o motivo pelo qual quer/precisa praticar exercícios físicos. Para pessoas que tem diabetes, colesterol, depressão, problemas de coluna e outros problemas de articulações ou posturais a atividade física é ESSENCIAL, mas cada problema de saúde tem um tipo correto de atividade física:

Diabetes: para esses casos sempre se deve praticar atividades de intensidade moderada e de longa duração, três vezes por semana. É essencial realizar alongamentos e nunca praticar a atividade em jejum. O melhor tipo de atividade é a aeróbica, ou seja, caminhada/corrida, natação, ciclismo, entre outros, mas os exercícios que estimulam os músculos não devem ser deixados de lado (pelo menos 30 minutos 2 vezes por semana).
Colesterol: para pessoas com colesterol alto o melhor tipo de exercício é o aeróbico e devem ser feitos numa intensidade específica para cada pessoa e de forma progressiva, ou seja, ir aumentando conforme você for se acostumando com ela. Apenas 30 minutos todos os dias já são suficientes mesmo com exercícios leves como uma simples caminhada.
Depressão e outros distúrbios do humor: qualquer atividade física já tem um efeito significativo nesses casos, mas procure sempre fazer uma atividade que você realmente goste e não que se sinta obrigado a fazer. Vale tudo: dança, natação, corrida, musculação, esportes. Atividades praticadas ao ar livre podem ajudar ainda mais.
Problemas de coluna, posturais e nas articulações: para esse caso é indispensável o alongamento. Esse deve ser prioridade na hora de praticar atividades físicas, mas é claro que só o alongamento não resolve, é preciso fortalecer toda a musculatura com atividades de resistência. Uma atividade excelente para esses casos que combinam o fortalecimento muscular com o alongamento é o pilates. Não se esqueça, cada tipo de problema diferente deve ser informado ao profissional que irá te indicar quais os movimentos que podem e devem ser feitos para cada caso.

Toda atividade física tem ação direta no processo de perda de peso que, em muitos casos, é essencial para manter a saúde em dia.


Receba informações sobre Sua Saúde no Email

Comente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comment

facebook

Outros Posts Sobre Saúde


Receba no seu Email:

Dúvidas? Entre em contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Todos os posts deste blog