Faça as melhores escolhas na hora de pedalar







 

A escolha da bicicleta adequada e dos equipamentos de segurança tornam as pedaladas ainda mais divertidas e confortáveis

Com a proposta de ampliar os espaços de lazer e prática de exercícios físicos, cada vez mais, as ciclovias vem ganhando espaço nas grandes cidades e, com elas, novos praticantes e entusiastas. Além de lúdico e divertido, o ciclismo é uma modalidade aeróbia e, portanto, promove benefícios à saúde e ao bem-estar.

Para quem está iniciando, é importante agendar uma avaliação médica e verificar a situação de saúde. Isso é feito por meio de exames clínicos e teste ergométrico.

O educador físico Emerson Gomes* afirma que a prática regular do ciclismo pode promover melhora do condicionamento cardiovascular, manutenção do peso saudável, incremento de massa muscular e redução de porcentagem de gordura. "A atividade também favorece maior disposição, por meio da liberação de endorfinas, além de melhorar a coordenação motora e a percepção espaço temporal".

Em seguida, é fundamental a escolha de uma bicicleta adequada e dos equipamentos de segurança. "Basicamente temos 2 tipos principais de bicicleta: "mountain bikes" e "speed bikes". As primeiras são aquelas mais robustas, com pneus mais largos, usadas para todos os tipos de terreno. Portanto, são indicadas para percursos de terra, mais acidentados, mas que também podem ser usadas no asfalto", explica Emerson.  "Já, as speed bikes são aquelas com aspecto mais fino, tanto pneus como aros, voltadas somente para o asfalto. Por serem mais leves e terem uma aerodinâmica maior, são indicadas para quem busca velocidade".

O capacete é o principal equipamento de segurança, mas existem outros que ajudam a promover conforto e desempenho. "As roupas coloridas contribuem com a segurança, facilitando a visão dos motoristas; a bermuda com forro diminui o impacto e o atrito com o selim; os pedais com presilha e as sapatilhas tornam a pedalada mais equilibrada e melhoram o desempenho; câmera sobressalente e bomba portátil ajudam no caso de furo no pneu; camiseta com tecido inteligente e bolso nas costas também facilitam a vida do ciclista".

Uma dúvida comum entre os iniciantes é com relação ao ajuste da altura adequada do banco e da distância com o guidão, posições importantes para preservar a postura. Emerson explica que não existe uma regra que se aplique a todos os equipamentos e que há necessidade de se utilizar programas, como o chamado "bike feet". "Quem tiver interesse pode recorrer a uma loja de venda e manutenção de bicicletas, que costuma ter o programa".

Um educador físico também poderá orientar sobre a postura mais indicada para pedalar, além de estabelecer um treino sob medida para você.

*Emerson Gomes é sócio da MPR Assessoria Esportiva, professor de Educação Física especializado em Esportes e Treinamento. Foi atleta profissional e triatleta da seleção brasileira. Atua na MPR Assessoria Esportiva: www.marcospauloreis.net/


COMENTE ESSE POST

Compartilhe no Google +

0 comentários: