Atividade Física melhorando a sua saúde. Informações, dicas, prevenção e tratamento!

Espaço Vago

Esse espaço está vago para banners de 468x60 ou 728x90.
Mande agora um email para chakalat@gmail.com para saber o valor mensal. B

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Intensifique sua caminhada diária







Caminhe para secar  Especialista ensina como inten


Menos complicado do que todo mundo imagina, iniciar uma atividade física não requer grandes planos ou investimentos. Com baixo-custo, fácil de ser iniciado e sem contraindicação, a caminhada ainda é um dos exercícios mais eficazes para quem quer perder peso, além de ser o mais indicado para quem quer sair do sedentarismo e, de quebra, tonificar os músculos e reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.

Isso mesmo que você leu, emagrecer e definir pernas e bumbum. Não acredita?

Segundo o ortopedista Fabio Ravaglia, a caminhada é a atividade física mais democrática que existe, entretanto, o simples ato de andar é tido como uma atividade física, mas não é bem assim. "Para saber se está praticando o suficiente é preciso levar em conta a intensidade da atividade, determinada por variantes como o trajeto percorrido, a velocidade média alcançada e o tempo despendido, além frequência e, principalmente, se está se sentindo bem", explica o médico. Uma pesquisa realizada pela Universidades de Michigan afirma que, apesar de bastante eficiente, se o objetivo é emagrecer, a quantidade diária de passos dados deve ser pelo menos igual ou superior a 10.000. Para você não sair contando passadas por aí, tenha em mente que uma passada larga possui cerca de um metro, então, para atingir o seu objetivo diário seria preciso andar aproximadamente 10 quilômetros ou uma caminhada de uma hora e meia.

De acordo com a professora de Educação Física Carmen Lúcia Lopes, os exercícios aeróbios (caminhada, pedalada, natação e até mesmo dança) são as atividades ideais para reduzir medidas, eliminar as gordurinhas e, o melhor, não necessitam de intensidade altíssima para isso. Agora, se o seu objetivo é 'secar', ela afirma que mesclar caminhada com corrida pode acelerara queima calórica. Como? A educadora física explica: "para cada 3 minutos de caminhada faça 1 minuto de corrida (3 x) + 5 minutos de caminhada e 2 minutos de corrida (3 x) = 30 minutos de atividades aeróbias, que vão queimar aproximadamente 300 calorias para uma pessoa com algo em torno de 60kg". Para as pessoas que não estão muito acostumados a correr, o trote leve é a melhor forma de intensificar a caminhada, já que ele é um intermediário entre o caminhar e o correr.

E os benefícios não param por aí, caminhar ainda costuma ser um exercício bastante relaxante que ajuda a diminuir os níveis de estresse. No entanto, para não ser surpreendido por uma lesão futura, esteja atento à postura durante as suas caminhadas. "A cabeça deve estar centrada nos ombros; o queixo, paralelo ao chão; os ombros, alinhados com o tórax; os braços para baixo e levemente dobrados; as mãos, ligeiramente curvas; o abdome contraído para manter a coluna ereta e protegida; nunca movimente o quadril para os lados; o calcanhar toca primeiro o chão (na pisada correta rola-se o pé a partir do calcanhar no sentido do arco e dos dedos, complementando sempre essa sequência antes de mudar para o próximo passo)", ensina o ortopedista.

Por Paula Perdiz

8 Semanas de Exercícios para Dores na Coluna

Comente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Popular

Noticias sobre Saúde



Digite seu e-mail e receba as novidades.


Você irá se cadastrar na nossa newsletter, não esqueça de confirmar o cadastro clicando no link que irá para o seu e-mail.