Cuide dos joelhos antes, durante e depois dos exercícios








Embora sejam muito positivos ao organismo de maneira geral, alguns exercícios, quando praticados de maneira incorreta, podem gerar efeitos reversos. E as lesões nos joelhos são um caso comum entre os principais problemas que podem ocorrer nesse sentido.

Em grande parte dos esportes, o joelho é uma das articulações mais solicitadas durante a prática esportiva e, como tem limitações de movimento, fica mais suscetível a lesões. E atletas de todos os níveis estão sujeitos a viver o problema

Por isso é crucial para a saúde dos joelhos realizar sempre um bom alongamento antes de qualquer atividade física e, durante os treinos de musculação, e é bom exercitar a musculatura posterior e inferior das coxas de maneira equivalente. A falta de compensação entre as duas regiões aumenta o risco de lesões.

Qualquer pessoa que pratique exercícios com paradas bruscas, saltos, mudança de direção repentina, flexão e rotação pode lesionar a região.  Confira abaixo 4 práticas que exigem cuidados:

Futebol: a cada seis segundos um jogador faz um movimento inesperado, em geral de rotação, que pode gerar lesões graves, com risco de ser necessária uma cirurgia. Esta prática pede um bom aquecimento muscular para proteger os joelhos.

Corrida: falta de alongamento muscular, calçado inadequado e correr de forma errada são as principais causas de lesões por sobrecarga, geradas por este esporte. É recomendado que o iniciante comece a treinar pela caminhada e vá aumentando o ritmo gradualmente. E lembre-se de fazer uma avaliação com um profissional periodicamente.

Ciclismo: como exige movimento de rotação rápido, que pode sobrecarregar os joelhos. Em geral, as lesões não são sentidas na hora, porque o corpo está aquecido. As aulas de spinning, que viraram atração nas academias, pedem cuidado redobrado, pois a cada vez que o aluno aumenta a carga da bicicleta para forçar o ritmo, aumenta a sobrecarga sobre as articulações.

Tênis: exige muitas paradas bruscas e movimentos repentinos, que podem sobrecarregar e desgastar os joelhos, principalmente em quadras duras. Bom preparo muscular é essencial para protegê-los.

Vale lembrar que, mesmo tomando o máximo de cuidados com aquecimento antes da atividade física, o sobrepeso é outro fator que contribui para as dores nos joelhos. Por isso, manter o corpo em forma e fazer exercícios de fortalecimento colaboram para que esse tipo de problema não ocorra. O calçado também exerce influência importante na saúde dos joelhos de qualquer atleta, especialmente os que praticam atividades de grande carga de força ou alto impacto. Portanto, lembre-se de usar tênis com sistema de amortecimento.

A pessoa que sente dores por mais de três dias, deve consultar um especialista. Assim, evitará que o problema se agrave e que providências mais drásticas, como a cirurgia, se tornem a única alternativa para resolver o caso.

Fonte

COMENTE ESSE POST

Compartilhe no Google +

0 comentários: