Principais queixas pós maratona







Muitos atletas/maratonistas me perguntam em meu consultório sobre algumas dores e lesões que podem ocorrer após sua primeira maratona.

Segue abaixo as principais dúvidas relacionadas à primeira maratona:

  • Se o atleta está com muitas dores musculares ou articulares, o que deve ser feito logo após a prova e nos dias seguintes?

    R: Muito comum em provas longas o atleta ter a chamada DMT - Dor Muscular
    Tardia. Recomenda-se alongamento leve, não precisa alongar além da amplitude normal de cada articulação, exercícios na água (deeprunning), gelo (20 minutos) em média três a quatro vezes ao dia, meias e/ou legging de compressão, massagem ajudará muito na recuperação muscular e articular.

  • Em quanto tempo o atleta está pronto para voltar ao treino?

    R: De 24 a 48 horas o atleta poderá retornar aos treinos, evitando um estresse muscular muito grande na primeira semana pós maratona.

  • Quais as atividades que podem ser feitas nesse período de recuperação?

    R: Deeprunning, bike ergométrica (sem carga), caminhadas em terreno confortável (grama, por exemplo) e hidroginástica.

  • Se houve alguma lesão por causa do esforço da prova, quais os procedimentos?

    R: Primeiramente NUNCA se automedicar. Caso o incômodo persista procure um profissional especializado (médico), massagem e fisioterapia são sempre bem vindas.

  • Quais os problemas mais comuns pós maratona?

    R: Desidratação, dores musculares generalizadas, alguns casos dor na região anterior do joelho (na região do tendão patelar), dores na panturrilha, são as causas mais comuns de dores pós maratona.

    A prevenção sempre é o melhor remédio, se durante a prova você sentir se demasiado cansado, diminua a velocidade, tente realizar caminhadas e se mesmo assim o cansaço persistir, as pernas pesadas, dificuldade em respirar, procure pelas ambulâncias espalhadas ao longo da maratona.

    Veja o que deu de errado em sua prova, converse com seu treinador, com certeza em outra maratona, nada disso irá acontecer.


  • Escrito por David Homsi
    Site: www.davidhomsi.com.br

    COMENTE ESSE POST

    Compartilhe no Google +

    0 comentários: