Tênis e seus beneficios para a saúde







O tênis é uma das atividades físicas mais completas e exige muito esforço e dedicação do atleta. Por isso, e aproveitando que esta terça-feira, 9 de junho, é o Dia Mundial do Tenista, decidimos homenagear esse esporte que, além de trazer uma série de benefícios para a saúde e para a mente, também é opção para quem quer entrar em forma.

Uma das principais vantagens do esporte é que, durante a aula ou o treino, o atleta trabalha todo o corpo. 'O tênis é uma atividade que possibilita elevado gasto calórico ao mesmo tempo em que trabalha força muscular. Portanto, além de auxiliar na perda de peso, ele exige um grande esforço das pernas para se locomover, do abdômen para sustentação e dos braços, ombros e costas para os movimentos com a raquete', explica do professor Marcos César, do Leme Tênis Clube, no Rio de Janeiro.

Ganhe massa muscular

Foi graças ao tênis que a estudante Laura Ercolin, 22 anos, conseguiu desenvolver músculos e transformar seu corpo. 'Como eu sou bem alta e sempre fui magrinha, tinha muita dificuldade para ganhar massa muscular. Pratico o esporte há sete anos e, desde então, ganhei músculos principalmente nas pernas e nos braços', conta Laura, que também passou a correr, para ganhar mais resistência, e a fazer musculação, para garantir fortalecimento muscular.

O professor Marcos César explica que, apesar de o tênis ser considerado um exercício bastante completo, ele deve ser aliado a outras atividades para proporcionar melhores resultados para o corpo. 'É importante que a pessoa concilie o tênis com alguma outra atividade aeróbica, como esteira ou bicicleta, pelo menos duas vezes por semana, e com a musculação, para auxiliar no ganho de massa muscular. Além disso, o fortalecimento muscular aliado ao alongamento vai prevenir lesões', aconselha o professor.

Detone calorias

O tênis também é opção para quem quer perder peso. Segundo Marcos César, uma hora de treino pode queimar entre 200 e 500 calorias, dependendo da categoria do atleta. Foi isso o que motivou a psicóloga Anamaria Soares, 26 anos, a começar a praticar o esporte. Dois anos de sedentarismo renderam a ela nove quilos extras e, para recuperar a boa forma, Anamaria resolveu fazer dieta e começar a jogar tênis. Foi tiro e queda! 'Consegui emagrecer 11 quilos em apenas quatro meses', comemora.

Atualmente, Anamaria continua se dedicando ao esporte, mas apenas com o objetivo de não voltar a engordar. 'Não preciso mais de dieta. Mesmo assim, jogo tênis três vezes por semana para manter o meu peso. Acredito que se parasse com o esporte, engordaria novamente, pois teve uma época em que precisei dar uma parada por dois meses e percebi uma diferença na silhueta', conta.

Ganhos para a saúde

Além de ajudar a emagrecer e desenvolver músculos, o tênis traz uma série de benefícios para a saúde. Segundo o professor Marcos César, o esporte melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, reduz os riscos de ataques cardíacos e outras doenças vasculares, ajuda na prevenção da osteoporose e auxilia no bem-estar físico e mental, diminuindo a ansiedade, o estresse e a depressão.

Além disso, trata-se de uma atividade bastante intensa e que exige rápidos movimentos, melhorando a coordenação motora e os reflexos de quem a pratica. E o melhor disso tudo é que qualquer um pode praticar o esporte: 'Não há contraindicações, qualquer pessoa de qualquer idade pode jogar tênis, desde que respeitando os seus limites', esclarece Marcos César.

Mesmo assim, é importante ter certo preparo físico, afinal nesse esporte não tem moleza: 'O tênis é um esporte de explosão, que nos faz gastar muita energia. Após uma aula ou uma partida fico bastante cansada, saio suada e às vezes com dor nos braços e nas pernas', conta a estudante Laura Ercolin. Mesmo assim, o prazer é tanto que ela não quer parar. 'Apesar do cansaço, sempre quando uma partida termina sinto vontade de jogar outra. Jogar tênis é uma delícia!'.

Anamaria Soares também acredita que o fator decisivo para ela ter atingido a boa forma foi ter achado uma atividade física que considera prazerosa: 'Eu amo jogar tênis, realmente me encontrei nesse esporte. E não há nada melhor do que uma atividade que nos proporcione prazer, pois isso faz um bem enorme para o corpo e para a alma'.

Fonte: Bemleve.com.br

COMENTE ESSE POST

Compartilhe no Google +

0 comentários: