Musculação para Hipertensos








A Sociedade Brasileira de Cardiologia e os órgãos competentes internacionais recomendam que os indivíduos hipertensos iniciem programas de exercícios físicos regulares, desde que submetidos a uma avaliação clínica prévia. Os exercícios devem ser de intensidade moderada, com frequência de 3 a 5 vezes por semana e em sessões de 30 a 60 minutos de duração.

Diversos estudos vêm comprovando os benefícios da atividade física para o tratamento da hipertensão, não só otreinamento aeróbio (caminhada, corrida, natação etc), como também o treinamento resistido .Esses exercícios caracterizam-se pela contração do músculo contra uma resistência externa, e são comumente denominados exercícios de musculação.

A prática de musculação com hipertensos deve ser cuidadosamente controlada, sendo que as principais recomendações expostas na literatura científica apontam para a não realização de exercícios isométricos e de alta intensidade, que visam à melhora da força e a hipertrofia muscular. A contra-indicação destes tipos de exercícios se deve aos efeitos de aumento súbito e imediato da pressão arterial, o que em pessoas com hipertensão podem gerar lesões e até mesmo rompimento de vasos sangüíneos. Devemos trabalharutilizando cargas leves a moderadas e controlando a respiração durante o movimento, assim teremos uma diminuição da pressão arterial em repouso, o que coloca a prática de exercícios contra resistência como uma aliada no tratamento dessa doença.

É necessario medir a pressão arterial antes de começar a sua rotina de exercicios , para averiguar se os valores estao controlados. O monitoramento periódico propicia uma avaliação mais adequada da eficácia dessa atividade.

Após a musculação procure fazer uma sessão de 10 a 15 minutos de alongamento, pois além da melhora da postura, ajudam a oxigenar a musculatura, trazendo um relaxamento e uma sensação de bem estar.

Ao usar este artigo, mantenha os links e faça referência ao autor:
Musculação Para Hipertensos por Alessandro Martinez 



COMENTE ESSE POST

Compartilhe no Google +

0 comentários: