Como escolher o exercício ideal para o verão








Encontrar um equilíbrio e disciplina na prática de alguma modalidade corporal ainda é obstáculo para muitas pessoas. Como qualquer outro seguimento, o mercado do Fitness ou do mundo da ginástica e dos esportes precisa, a todo o momento, lançar cada vez mais novidades.

Se você é uma pessoa que acompanha estas informações, já deve ter ouvido ou até praticado algumas modalidades que já nem mais se ouve, não é mesmo? Eu como sou da época da ginástica aeróbica, musculação e ginástica localizada, sei bem o que é isto! Sem contar com os Step, Power isto, Power aquilo e Body Jumping. Aí ressuscitaram Yoga e Pilates. Por quê? Porque as pessoas com mais experiência de vida já não se identificavam com as aulas com muito barulho e muito pula-pula. Ah! Já ia me esquecer do RPG que era uma febre e deixava todo mundo falando disso o tempo todo.

O fato é que constantemente sou abordada com a seguinte pergunta: O que você acha de tal atividade? E sempre digo: - Não existe atividade física que sozinha cumpre o papel essencial de estimular a funcionalidade natural de todos os sistemas do nosso corpo. Se você só pratica um tipo que não completa este sistema, você com certeza não está ativando adequadamente seu corpo. O profissional da saúde tem que alertar o aluno para a importância de ter os estímulos aeróbio, anaeróbio e alongamento.  

Estilos importantes

1. Aeróbio: Caminhada, corrida, dança (no mínimo 30 minutos s/ parar), natação, equipamentos cicloergômetros(bike, esteira,etc).
2.Anaeróbio: são exercícios resistidos(musculação, ginástica localizada, ginástica funcional e Pilates), ou seja exercícios que constroem músculo.
3. Alongamento: aula de alongamento normal,Lian Gong, Tai Chi e Yoga.  

Outra informação importante

Que profissional pode te ajudar na busca da melhor atividade para você? Profissionais de educação física, fisioterapeutas e médicos que entendem de fisiologia do exercício. Vejo que cada vez mais profissionais da saúde confundem as pessoas e ficam espalhando informações a respeito de práticas da moda sem muita propriedade. E ainda pior, têm muitos profissionais que nem praticam nada, por isso é importante ficar atento (a).

Um outro detalhe e também muito importante é que você, ou melhor, o seu corpo, tem que gostar da atividade que irá praticar.Lembre-se que o corpo é puro movimento, ou seja, qualquer atividade que fuja deste conceito não está suprindo as necessidades do seu corpo. O movimento físico faz o seu corpo sorrir por inteiro. Encontre o seu jeito!  

Fonte: Minha Vida



COMENTE ESSE POST

Compartilhe no Google +

0 comentários: