Problemas físicos do envelhecimento








 
Pode parecer estranho, mas o processo de envelhecimento tem início assim que uma pessoa para de crescer, isto é, no final da adolescência.
 
Felizmente seus efeitos apenas se tornam visíveis muito mais tarde, embora essa época varie bastante. Algumas pessoas mantêm uma aparência jovem até uma idade relativamente avançada, outras ficam grisalhas, por exemplo, antes dos 30 anos.
O que acontece depois que uma pessoa para de crescer é que os processos normais de reparação do organismo assumem um ritmo mais lento, Ou seja, a conservação do corpo se torna cada vez menos eficaz à medida que o tempo passa. A pele perde sua elasticidade e fica mais enrugada, os ossos e os vasos sangüíneos se tornam mais frágeis. O cérebro também é afetado pelo processo de envelhecimento, embora as mudanças mentais não sejam, como muitas pessoas acreditam, para pior. A pessoas mais velhas podem ser dificuldade para se lembrar de fatos e de números, mas em geral se beneficiam de maior maturidade mental proporcionada pela experiência.
 
O organismo começa a funcionar mal. Particularmente importantes são as dificuldades de locomoção e de comunicação, além dos casos de incontinência (incapacidade de controlar a urina e as fezes). Qualquer alteração desse tipo =tem um efeito drástico sobre a vida social de uma pessoa idosa. Sua participação nas atividades da família ou da comunidade sofre uma restrição, aumentando sua sensação de isolamento e de incapacidade.
 
O que é ainda mais inquietante é o fato de muitas pessoas se resignarem, sem se perguntar se existe alívio para suas dificuladades. Quem age assim não se dá conta de como sua vida poderia se tornar mais fácil com um tratamento médico, por exemplo.  
 
Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editor Chefe

COMENTE ESSE POST

Compartilhe no Google +

0 comentários: