Esporte como lazer







Fim de semana, feriados prolongados e férias, que delícia!
São alguns dias aos quais queremos estar livres para fazermos o que bem entendemos, nos divertir, passear, bater um bom papo, exercitar-se, reunir os amigos e ou familiares à fim de proporcionar horas de lazer onde ganha-se companhia, bem-estar, alegria, motivação para recomeçar a dura semana de trabalho, renovar as energias entre outras coisas

Estimular a prática da atividade física nestes momentos, preferencialmente em contato com a natureza é tudo de bom, pois buscamos assim a promoção da saúde e da qualidade de vida ajudando no desenvolvimento de características interessantes. Ter estes momentos de lazer nada mais é do que uma forma de você utilizar seu tempo dedicando-se a uma atividade que você goste de fazer, o que não significa que seja sempre a mesma atividade.

Junte agora este lazer com um pouco de exercícios físicos e terá com certeza momentos prazerosos, divertidos, anti-

estresse, desprovidos de qualquer compromisso. Mais do que proporcionar o condicionamento físico, a prática de atividades físicas permite o desenvolvimento da consciência corporal e da relação com o ambiente.

"Apenas devemos lembrar que esporte acima de tudo é saúde e deve ser praticado por todos independente da idade, como forma de lazer e também como forma de prazer"
A atividade desportiva, seja ela individual ou em grupo contribui para o desenvolvimento das competências afetivas, éticas, estéticas, cognitivas, de relação interpessoal e de inserção social. A distribuição de papéis, o convívio com as regras, a manipulação de sentimentos como a vitória ou a derrota, a rivalidade e a cooperação cultivam valores e comportamentos que devemos ter perante a sociedade.

Inúmeras são as formas de diversão como por exemplo:

Na praia: maravilhoso é um dia na praia, onde podemos ficar à vontade, curtir um solzinho, deixar as crianças brincarem na areia, empinar pipa, encontrar com os amigos, jogar bola no final da tarde, jogar frescobol, brincar de vôlei, fazer castelo de areia, praticar surf, kyte surf, wind surf e para os que gostam de aventura e adrenalina andar de banana boat, de jet ski, fazer boas caminhadas curtindo um clima gostoso no começo da manhã e ou final de tarde, dar aquela corridinha, entre outras.

Na água: esportes mais tranqüilos como a pescaria, o mergulho, nadar numa piscina, banhos de cachoeira e brincadeiras no rio, velejar no mar e esquiar são algumas opções ligadas ao lazer.

No campo: existem muitas coisas gostosas pra se fazer aproveitando o ar puro e um clima maravilhoso como passear e escalar montanhas, praticar trekking, andar a cavalo, mexer na horta, colher frutas no pomar, brincar com animais, etc.

Na cidade: nela encontramos a maior variedade de lazer e esportes, pois temos acesso a clubes onde podemos aproveitar as piscinas, quadras poliesportivas, play ground, futebol, sala de jogos, sala de ginástica, encontro com amigos para uma partida de bocha. Nos parques temos espaço para as caminhadas em bosques, locais para levar as crianças para patinar, andar de bicicleta, lugares próprios para o skate. Nas praças existem trajetos para as bicicletas, patins, patinetes, skate.

No ar: esportes de adrenalina podem ser praticados por aqueles que curtem uma dose extra de ousadia como os vôos de asa delta, pára-glider e até o pára-quedismo são bem-vindos.

Na terra: esportes de emoção como o bicicross, motocross, cross country, montain bike são para os que tem coragem e disposição, que não se importam com a sujeira com que conseguem sair após algumas voltas por seu percurso.

Rotas alternativas dentro de sítios, parques ecológicos devem ser sempre bem monitorados por pessoas capacitadas e com conhecimento dos locais de acesso. Os aventureiros não devem sair sem a devida precaução.

Enfim, temos uma variedade enorme de opções onde quer que estejamos para curtirmos os amigos, a família, de maneira descontraída, e ainda exercitando o corpo. Apenas devemos lembrar que esporte acima de tudo é saúde e deve ser praticado por todos independente da idade, como forma de lazer e também como forma de prazer.


COMENTE ESSE POST

Compartilhe no Google +

0 comentários: